Skip to Main
Logo

Apoio ao cliente +351 265 092 387 | comercial@itpoweron.pt

História de sucesso: Com o Sage X3, a Mecwide conseguiu uma visão global única da sua empresa

A Mecwide foi fundada em 2009, em Barcelos, e tem como principais áreas de atividade o fornecimento de assistência técnica, manutenção industrial, construção e montagem de novos equipamentos para grandes setores, como petróleo e gás, petroquímica, minério e siderurgia.

A Mecwide está em mais de 30 países, tem mais de 200 colaboradores e conta com mais de 1000 projetos implementados, procurando ser sempre uma referência no mercado ao nível das soluções oferecidas em regime de EPC – Engineering, Procurement and Construction -, a nível integrado.


A mudança para o Sage X3

À medida que a Mecwide ia crescendo, aumentava também a necessidade de ter uma visão global de todas as áreas da empresa. Os ERP existentes apresentavam muitas limitações, não permitiam essa gestão e análise integradas. Cada departamento tinha o seu próprio sistema de ERP e não existia integração da informação entre os diversos sistemas.

“A implementação do Sage X3 é um marco importante na maturidade dos processos da nossa empresa.” André Pinto, CFO da Mecwide.


Pojeto tornou-se mais simples

Quando a empresa avançou para a implementação do Sage X3 nos mercados internacionais, o roll out foi muito simples e rápido. E, atualmente, o dia a dia da empresa está documentado num dashboard criado no Sage X3, com toda a informação para fazer a gestão financeira de cada projeto: desde as ordens de compra, as receções, as faturas, incluindo o acompanhamento financeiro com todos os desvios, trabalhos adicionais colocados no projeto, etc.. Sendo uma plataforma web-based, permite ainda ter acesso a toda a informação a partir de qualquer lugar.

Agora, cada gestor de projeto pode consultar todas as informações relativa ao seu projeto, em qualquer momento, esteja onde estiver, trazendo importantes ganhos de eficiência. O ERP fornece visibilidade, e essa visibilidade leva ao insight, que por sua vez leva a uma tomada de decisão melhor e mais rápida.

“A grande vantagem do Sage X3 é que nos permite ter numa única instância as diversas empresas e as diversas geografias.” André Pinto, CFO da Mecwide


Vantagens de um sistema ERP

A Mecwide procurava todas as vantagens de um sistema ERP: um software de gestão que lhe permitisse armazenar dados acerca das suas tarefas empresariais diárias num ponto central; fosse capaz de fornecer informações essenciais sobre a empresa, incluindo áreas para melhoria, e garantisse a conformidade com regulamentos financeiros. O acesso a dados em tempo real e em cloud, permitindo agilizar as operações diárias e facilitar a gestão do negócio. A trabalhar desta forma, foi possível colaborar de forma eficiente com todos os departamentos ao mesmo tempo.

Independentemente do setor de atividade, de gerir um pequeno negócio ou uma grande empresa, um sistema ERP irá promover o crescimento e desenvolvimento de qualquer empresa, apresentando os seguintes benefícios:

  • Maior agilidade em processos-chave: consolidação de operações diárias para maximizar a eficiência e reduzir despesas.
  • Simplificação dos processos empresariais fundamentais: capacidade de adaptação às regras e aos procedimentos específicos da empresa, facilitando assim a gestão de aspetos cruciais como o capital humano, os ativos fixos, entre outros.
  • Crescimento interno do negócio bem como além-fronteiras: permite fazer integração de toda a atividade empresarial em diferentes geografias.


Sage X3: impulsionador do crescimento

Após ter colocado toda a sua estrutura empresarial visível no Sage X3, a Mecwide olha agora para o futuro que passa pela digitalização e a indústria 4.0, abrindo as portas à integração de outras aplicações de gestão, graças à flexibilidade e parametrização que o ERP Sage apresenta.