Skip to Main
Logo

Apoio ao cliente +351 265 092 387 | comercial@itpoweron.pt

Pontos chave na escolha dos meios de pagamentos online e integrados

Os meios de pagamentos são as diferentes formas que os clientes, de uma empresa, têm ao seu dispor para efetuarem o pagamento dos serviços ou produtos adquiridos. 

Estudo recentes demonstram que os pagamentos em cartão têm vindo a aumentar, mostrando-se uma forte alternativa ao pagamento em notas e moedas físicas. Por outro lado, as transferências tendem para serem imediatas, o que demonstra que há cada vez mais procura pelos recebimentos instantâneos.

A escolha dos meios de pagamento a adotar é feita pelos empresários, que deverão ter em consideração o tipo de negócio e o tipo de serviços ou bens comercializados. Diversificar é sempre uma boa estratégia, pois é uma forma de proporcionar uma boa experiência ao cliente no ato de pagar, já que este pode optar pelo meio de pagamento mais conveniente e adequado à sua situação e, por outro lado, assegurar ao empresário que o pagamento é feito rapidamente.

Assim, corresponder às expectativas dos clientes é um fator importante na decisão de escolha dos meios de pagamento a disponibilizar. No entanto, também deve ser tido em conta a parte financeira, já que é muito relevante ter-se clareza sobre as taxas cobradas por transação, quais as tecnologias antifraude utilizadas pelo prestador de serviços de pagamento contratado, e outros detalhes que possam ter impacto financeiro e, consequentemente, ter influência na decisão. 



O que é importante saber para escolher um prestador de serviços de pagamento?

Saber que meios de pagamento são disponibilizados pelo prestador de serviços de pagamento

São vários os meios de pagamentos, atualmente, disponíveis para subscrição por parte dos empresários pelo que a escolha deve incidir sobre os que forem mais adequados ao negócio e tipo de clientes com quem trabalham. Destacam-se o cartão de débito, cartão de crédito, Google Pay, Apple Pay, PayPal, débitos diretos, referências multibanco, MbWay, entre outros. 


Ter conhecimento prévio das comissões a pagar por cada transação

Sempre que é feito um pagamento verifica-se uma transação monetária de determinado valor, do cliente para o empresário. Sobre cada transação recai um encargo pago ao intermediário financeiro pelo serviço de pagamento, esse encargo é a chamada comissão, que pode ser fixa ou variável. São os prestadores de serviços de pagamento que definem as comissões sobre as transações que operam. É, por isso, recomendável que se informe antecipadamente das comissões cobradas por transação, já que podem diferir de prestador para prestador.


Ter presente como é que os clientes terão acesso aos vários meios de pagamento

Os meios de pagamentos disponibilizados online são, frequentemente, utilizados em lojas na web com recurso a módulos de e-Commerce. No entanto, estes meios de pagamento alternativos aos mais tradicionais começam a ser disponibilizados também em faturas eletrónicas, digitais ou mesmo em faturas impressas. Nas faturas que são enviadas aos clientes, eletronicamente ou por email, apresentam um botão «Pagar Agora», que tem embebido um link que ao ser ativado devolve a lista de meios de pagamentos que foram subscritos pelo empresário. Por sua vez, nas faturas impressas é acrescentado um código QR, que ao ser lido apresenta a lista de meios de pagamentos disponíveis, para escolha do cliente.


Saber se o prestador de serviços de pagamentos integra com a solução de faturação

Ter-se uma solução de gestão de pagamentos integrada com uma solução de faturação é de grande utilidade, não só porque assegura a automatização de todo o processo dos recebimentos de valores devidos, da conciliação de documentos e da emissão de recibos, como também inova a relação com os clientes no ato de pagar. Este deve ser um fator relevante a ter em consideração quando se opta por disponibilizar meios de pagamento online e uma proporcionar experiência cloud aos nossos clientes.  

Benefícios do uso de meios de pagamento integrados

  1. Faturas inovadoras

Faturas eletrónicas, digitais ou impressas que disponibilizam um QR code ou um botão «Pagar Agora» que facilita o acesso imediato aos vários meios de pagamento.

  1. Recebimentos

Receber pagamentos com maior rapidez e ter visibilidade imediata dos valores recebidos.

  1. Reconciliação automática

Assim que uma fatura é paga pelo cliente, a solução de faturação permite a emissão automática de recibos.

  1. Negócio sob controlo

Maior clareza e informação financeira atualizada, instantaneamente, promovendo maior controlo sobre o negócio.




____


por Ilda Coelho