Skip to Main
Logo

Apoio ao cliente +351 265 092 387 | comercial@itpoweron.pt

Setor da Distribuição e Logística: Como pode um ERP ajudar a trazer mais eficiência às operações?

O setor da distribuição continua a enfrentar desafios pós-pandemia: os sistemas tornam-se cada vez mais complexos e imprevisíveis, a concorrência aumenta à medida que as exigências dos clientes também crescem. A crise energética tornou-se no último desafio, acentuando a cada vez maior redução das margens.


Como alcançar maior eficiência com uma solução ERP

Perante este cenário, as empresas do setor têm necessidade de identificar quais os processos e funções nos quais é preciso ter ganhos de eficiência. Segundo o estudo da IDC Worldwide Supply Chain Survey 2020, os distribuidores em todo o mundo afirmam que a falta de visibilidade da cadeia de fornecimento é uma das principais lacunas e desafios para o futuro próximo.


Esta ausência de informação traz consequências graves para a Indústria:

  • Incapacidade de responder de forma rápida às mudanças das necessidades dos clientes e requisitos na rede de distribuição.
  • Desperdício, traduzido em custos associados ao acesso do inventário, recursos de transporte, operações de armazém, etc.
  • Exposição ao risco relacionada com a qualidade de serviços, rastreabilidade de mercadorias e manuseamento seguro.
  • Falta de agilidade na capacidade de se adaptar à mudança de regulamentos e requisitos de conformidade.

 


Como um ERP pode ajudar a melhorar a produtividade da sua empresa de distribuição?

 


A eliminação de soluções fragmentadas e processos manuais e a integração de todos os sistemas centrais levará ao acesso rápido e fácil a informações sobre clientes, produtos, listas de preços, descontos e transportadoras, podendo, dessa forma, agilizar as operações, aumentar a satisfação do cliente, aumentando assim a produtividade do utilizador e encurtando o ciclo de vendas.


Uma solução ERP permitirá o aumento da transparência e da visibilidade das operações do seu negócio.

  • Operações: otimize as decisões de aquisição e as margens de lucro, enquanto controla a qualidade e o desempenho dos fornecedores. Este controlo permitir-lhe-á tomar as melhores decisões no momento da compra e obter margens de lucro mais elevadas, ao mesmo tempo que controla a qualidade e o desempenho dos fornecedores.
  • Cadeia de fornecimento: colabore e partilhe dados com os seus fornecedores, à escala global, certificando-se que os seus requisitos de abastecimento são cumpridos, tanto em quantidade como em qualidade. Sendo capaz de rastrear o processo desde a origem até ao cliente final, torna-se mais fácil assegurar a transparência ao longo da cadeia de fornecimento.
  • Armazém e Inventário: melhore a visibilidade sobre a cadeia de distribuição para assegurar a responsabilidade de todos os intervenientes: dos fornecedores aos clientes. Compreenda todos os aspetos do seu inventário, rentabilidade do produto, fluxo do processo order to cash e operações de armazém, para poder armazenar, levantar e preparar as encomendas mais eficazmente.
  • Mobilidade: aumente a eficiência com uma solução na cloud, que lhe permite aceder a informação ou proceder a qualquer operação, a partir de qualquer dispositivo ou em qualquer lugar. Esta mobilidade traz-lhe mais autonomia e liberdade para gerir a sua empresa.
  • Vendas: capacite a sua equipa de vendas, concedendo-lhes acesso a dados de clientes, do stock, aquisições anteriores, orçamentos e promoções através de qualquer dispositivo com ligação à internet. O acesso à informação em tempo real permitirá uma negociação mais eficaz das vendas com os clientes.
  • Serviço ao cliente: seja mais eficiente no serviço que proporciona ao cliente, tirando partido das ferramentas colaborativas de CRM. Faça a gestão das interações com os seus clientes e detete novas oportunidades de venda, através da análise ao histórico das interações com eles realizadas.
  • Sage X3 distinguido como um dos principais ERP para o setor da distribuição, pela Ultra Consultant’s ERP Vendor Update*.
    Para o Sage X3, quanto mais complexo for o negócio do cliente, melhor. O ERP da Sage responde de forma eficiente às complexas necessidades de multinacionais, com multimoeda e multilíngua.
  • Desenhado para as áreas de produção e distribuição, o ERP Sage oferece às empresas com cadeias de abastecimento internacionais uma fonte de informação fidedigna. Com um forte ecossistema de Parceiros e ISV, o Sage X3 oferece várias opções de implementação na cloud on premise, capacidade flexível, configuração flexível, customização e possibilidade de evolução e adaptação às necessidades específicas da empresa, com total integração de todas as áreas da empresa.
  • De acordo com a Ultra Consultants**, o Sage X3 “muitas vezes excede a oferta da concorrência”.
  • *- Relatório da Ultra Consultants
    **- Saiba mais sobre a Ultra Consultants